segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A importância da vegetação ciliar




Ninguém duvida que a água é o elemento fundamental para nossa existência nesse planeta. Nosso corpo é majoritariamente composto por água e por essa razão somos incapazes de sobreviver sem ela.

Nosso planeta também é majoritariamente composto por água (a hidrosfera corresponde à 71% da superfície da Terra). Mas observe de que forma a hidrosfera é distribuída:



Com apenas 1% da água total do planeta acessível para consumo dos seres vivos, sua conservação é uma das pautas mais importantes da atualidade e requer mobilização total das empresas, do governo e principalmente da sociedade.

Veja de que maneira as matas ciliares auxiliam na conservação da água doce do planeta:


Esta vegetação funciona como uma barreira natural que impede a erosão e o assoreamento dos leitos d'água, além de impedir que o lixo que produzimos contamine os rios.
Elas são chamadas de ciliares porque protegem os rios e lagos da mesma forma que nossos cílios protegem nossos olhos.

As matas ciliares, além de serem fundamentais para a conservação qualidade da água doce, também servem como corredores para a fauna, pois é por ela que os animais se deslocam de uma região para outra em busca de alimento e locais adequados para procriação.

A hidrosfera, a flora e a fauna são fatores de equilíbrio ecológico do planeta e são interdependentes. A manutenção deste equilíbrio é a chave para a sobrevivência da nossa própria espécie.

Referências:
Árvore, Ser Tecnológico
WWF Brasil