sábado, 20 de dezembro de 2014

18 anos sem Sagan e estreia de "A Bela Ciência"



O blog estreia num dia emblemático: há 18 anos se apagava a energia vital fantástica de Carl Sagan, considerado por muitos o principal responsável pela divulgação e popularização da Ciência.
Seu trabalho hercúleo e incansável rendeu bons frutos: apesar de ainda existir um enorme obscurantismo permeando as sociedades humanas, Carl acendeu durante a maior parte de sua vida bilhões e bilhões de velas, trazendo luz e tornando acessível a qualquer pessoa que tivesse interesse a possibilidade de aprender sobre o Cosmos através da Ciência.

Astrofísico, Mestre, autor de diversos livros, artigos científicos, idealizador e apresentador da série Cosmos, veiculada nos anos 80 nos Estados Unidos e dali para o mundo.
Atingindo milhões de pessoas, Carl sempre destacou a necessidade do pensamento crítico e do ceticismo. Em suas palavras, por mais tentador que seja acreditar em afirmações extraordinárias, devemos sempre questionar e buscar evidências destas afirmações, afinal "alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias".

Ao mesmo tempo em que Carl aponta a necessidade do ceticismo nas mais diversas relações humanas, também chama atenção para o fato de que o ceticismo fechado impede a aquisição de  novos conceitos importantes. "Não há problema em mudar de ideia, bons cientistas fazem isso o tempo todo"

Este blog rende justas homenagens ao homem que através de seu pensamento vanguardista e sua enorme generosidade, colocou a Ciência dentro do quotidiano das pessoas.

Hoje "A Bela Ciência" faz sua estreia na blogosfera e terá como missão principal tratar a Ciência com todo respeito que ela merece.

ReferênciasO ônus do Ceticismo - Universo Racionalista
Carl Sagan e as Crianças
Carl Sagan - Zênite