domingo, 21 de dezembro de 2014

10 maiores conquistas científicas de 2014



2014 está quase no fim e a Revista Science já divulgou as principais conquistas da ciência deste ano.







Top 10

1- Missão Rosetta: O pouso do módulo Philae da Missão Rosetta (European Space Agency) no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko foi considerado o avanço mais importante da ciência neste ano. O objetivo desta missão é ajudar os cientistas a descobrirem como a vida começou na Terra e é também o prenúncio de uma nova era da Ciência Espacial.

2- A origem dos pássaros: Biólogos Evolucionistas descreveram, através de estudos de fósseis descobertos nas últimas duas décadas, o modo e o tempo em que ocorreu a espetacular transição evolucionária entre dinossauros e os pássaros.

3- Uso de sangue jovem na batalha contra a velhice: pesquisa demonstrou que sangue de ratos jovens foi capaz de rejuvenescer músculos e cérebro de ratos mais velhos. O desafio agora é descobrir se funciona em humanos.

4- Robôs que cooperam: Várias equipes de pesquisa demonstraram que robôs também podem trabalham muito bem entre si, sem supervisão humana.

5- Chips que imitam o cérebro: engenheiros computacionais produziram em larga escala chips neuromórficos, desenhados para processar informações de forma similar a de cérebros vivos. Este tipo de tecnologia tem a vantagem de mudar a forma com que computadores lidam com tarefas complexas, como as que requerem a visão, por exemplo.

6- A mais antiga arte rupestre do mundo: Cientistas descobriram graffiti pré histórico na Ilha Sulawesi, na Indonésia. Estima-se que tenha pelo menos 40 mil anos de idade. É uma descoberta importante para determinar  a aurora do desenvolvimento da mente humana.

7- Células que podem curar o diabetes: Pesquisadores deram um passo importante na cura do diabetes: eles descobriram como tornar células tronco em células pancreáticas beta funcionais, as mesmas que são destruídas pelo corpo do próprio paciente portador de Diabetes tipo 1.

8- Manipulando memórias: Em 2013, cientistas descobriram como manipular memórias específicas em camundongos utilizando raios laser em seus cérebros.Em 2014, eles conseguiram gerenciar essas memórias, transformando boas em más e vice-versa.

9- Ascenção dos CubeSats: Há uma década, os CubeSats eram apenas ferramentas educacionais. Agora, um número recorde dessas pequenas caixas de 10 cm, construídos com tecnologia pré-fabricada e por isso mais baratos, serão lançados ao espaço para finalmente começarem a fazer ciência de verdade.

10- Aumentando o alfabeto genético: Toda a vida na Terra como a conhecemos codifica a informação genética utilizando quatro letras de DNA: A, T, G e C. Não mais! Pesquisadores criaram novas bases de DNA no laboratório, expandindo o código genético da vida e abrindo a porta para a criação de novos tipos de micróbios.


Referências:Science Magazine